sexta-feira, 23 de março de 2012

Diabetes Gestacional

Nem queria postar aqui mais sobre este assunto...Mas como já comecei, vou até o fim...
Ao que tudo indica...Infelizmente, confirmou “Diabetes Gestacional”, conforme os valores de referência dos exames.

Já fiquei triste...Chorei bastante...Me revoltei...Mas agora estou bem e confiante... Porque, de acordo com a ultrassom, está tudo certo com o Mateus Antonio... E isso é o que realmente importa!!!!

Agora, é só ir ao médico (marcado para a próxima semana) para verificar quais serão os procedimentos e entregar tudo nas mãos de Deus...

"No fim, tudo dá certo. Se não deu, é porque ainda não chegou ao fim."
Fernando Sabino

7 comentários:

  1. É isso ai filhinha... não desanime nunca, vc foi bem até aqui e continuará, não vai ser um pequeno transtorno que vai fazer vc se abalar. Lembre-se Deus esta acima de qualquer coisa e tudo continuará dando certo... tenha fé!

    ResponderExcluir
  2. Deus te ouça mum...E obrigada por estar sempre ao meu lado...Agradeço a Deus por ter uma mãe companheira e amigona...bjos e tudo de bom!!!

    ResponderExcluir
  3. Meu Dengo leia com atenção por favor...

    A gestação determina uma série de transformações na mulher, essas alterações que são de natureza anatômicas e fisiológicas afetam quase todas as funções maternas e são necessárias para o controle do metabolismo materno, a promoção do desenvolvimento fetal, a preparação para o momento do parto, nascimento e lactação.

    A necessidade contínua e crescente do feto por glicose (proveniente do metabolismo dos carboidratos e seu principal combustível) determina que o organismo materno desenvolva certos mecanismos que favoreçam esse fornecimento como o aumento da resistência periférica à insulina (hormônio fabricado pelo pâncreas e responsável pela entrada da glicose nas células), em outras palavras: a mãe passa a ter maior dificuldade em utilizar a glicose pois a prioridade é do feto e os tecidos maternos ficam menos sensíveis à insulina e precisam de muito mais insulina que anteriormente à gravidez.

    A partir do segundo trimestre da gravidez, a necessidade de insulina aumenta, fato esse perfeitamente contornável em gestantes não diabéticas com o aumento da secreção pancreática de insulina, ao passo que nas gestantes diabéticas esse mecanismo está alterado e determina a hiperglicemia (aumento da glicose no sangue).

    O tipo de diabetes mais comum nas gestantes é o chamado diabetes gestacional (90% dos casos), o restante são aquelas que já apresentavam diabetes anteriormente à gestação (10% dos casos) como as diabéticas do Tipo 1 ou insulino dependentes ou as do Tipo 2.

    A hiperglicemia no momento da concepção até as primeiras semanas de gestação é vista como risco à malformações congênitas e abortos e na fase final da gestação é associada a riscos de prematuridade, mortalidade fetal e neonatal.

    ResponderExcluir
  4. lindinha Continue lendo....

    CONTROLE
    O controle rígido dos níveis sanguíneos de glicose é essencial para o sucesso da gravidez e deve ser feito através de uma dieta equilibrada e atividade física. As gestantes com diabetes pré-existentes e uma parcela das diabéticas gestacionais também necessitam de tratamento com insulina (insulinoterapia). Os valores considerados ideais são: glicemia de jejum abaixo de 100 mg/dl e pós-prandial (pós refeição) abaixo de 130 mg/dl .

    O PLANO ALIMENTAR DA GESTANTE DIABÉTICA

    A dieta da gestante diabética deve ser capaz de satisfazer as necessidades nutricionais durante a gestação, permitir um ganho de peso adequado e proporcionar o controle dos níveis da glicose sanguínea.
    As necessidades nutricionais da gestação variam de acordo com a idade, estatura, peso pré-gestacional e atual, idade gestacional e atividade física.

    AVALIAÇÃO NUTRICIONAL DA GESTANTE

    O indicador mais utilizado é o índice da massa corporal (IMC)
    IMC = peso pré-gestacional (kg)
    altura 2 (m)

    Avaliação antropométrica da gestante pelo IMC (fonte:Instituto de Medicina dos EUA, 1992)

    IMC (kg/m2) pré-gestacio-
    Nal

    Ganho de peso ideal (kg)

    Ganho de peso semanal
    (g/semana) a partir do 2º
    trimestre

    <19,8 (baixo peso)

    12,5 a 18

    500g

    19,8 a 26 (peso normal)

    11,5 a 16

    400g

    26,1 a 29 (sobrepeso)

    7,0 a 11,5

    300g

    >29 (obesidade)

    7,0 a 9,1

    200g

    A avaliação dietética deve ser feita de forma detalhada verificando o número e a composição das de refeições,grupos de alimentos presentes, tabus e intolerâncias alimentares.

    ResponderExcluir
  5. Dengo continua lendo rsrrsr...

    RECOMENDAÇÕES NUTRICIONAIS
    O consumo energético deve ser o suficiente para se manter um ganho ponderal de peso desejável durante a gravidez e satisfazer o apetite: em média 300 calorias a mais a partir do segundo trimestre. As gestantes diabéticas obesas devem consumir o mínimo de 1800 calorias por dia para que não existam efeitos adversos à mãe ao feto.
    As recomendações das proteínas, gorduras, vitaminas e minerais são iguais às das gestantes não diabéticas.
    As refeições devem ser bem fracionadas de 5 a seis por dia (desjejum, colação, almoço, lanche da tarde, jantar e ceia) em horários estabelecidos de acordo com a insulinoterapia, para que não haja o risco de hipoglicemia (níveis muito baixos de glicose no sangue).

    Os alimentos provenientes dos carboidratos devem ser prioritariamente de natureza complexa e de preferência integrais (como o arroz integral, milho, aveia, feijão, lentilha, pães integrais) e isentos de açúcares simples (açúcar, mel e doces em geral ).

    Os alimentos gordurosos devem ser evitados, tais como carnes gordas, embutidos, laticínios integrais, gordura de coco, molhos e cremes gordurosos. Os óleos vegetais devem ser provenientes da soja, girassol, milho, oliva ou canola e as margarinas do tipo light.
    As carnes devem ser do tipo magras e podem ser cozidas, assadas , grelhadas ou refogadas com o mínimo possível de óleo.
    Incluir diariamente no cardápio hortaliças de folhas verde escuras e frutas cítricas.

    Adoçantes
    O açúcar deve ser substituído por adoçantes e produtos dietéticos à base de aspartame, sacarina, acessulfame-k e sucralose em quantidades moderadas.
    Os produtos industrializados devem ser controlados através da leitura dos rótulos para que se saiba a composição, os produtos que contém glicose, dextrose, sacarose e frutose não devem ser consumidos.

    SAL
    Deve ser utilizado moderadamente no entanto, excluindo-se alimentos com excesso de sódio: temperos prontos, embutidos, carnes conservadas em sal, salgadinhos, etc

    ResponderExcluir
  6. Ultimas recomendações... siga direitinho viu? são só por 35 dias mais ou menos certo? Tenha FÉ EM DEUS!!

    EXEMPLO DE CARDÁPIO PARA GESTANTE DIABÉTICA DE 1800 CALORIAS

    Desjejum (7 horas)
    Leite desnatado com café - 1 xícara de chá
    Pão integral com margarina light- 2 fatias
    laranja - 1 unidade média (ou suco)

    Colação/lanche(9 horas)
    Mamão papaia - 1/2 unidade
    ou 1 barra de cereal
    ou 1 iogurte zero

    Colação/lanche (10 horas)
    fruta - 1 unidade

    Almoço (12 horas)
    Arroz integral - 5 colheres de sopa
    Feijão - 5 colheres de sopa
    Carne assada - 1 porção média
    Cenoura refogada - 1 porção média
    Salada de alface - 1 porção média
    Gelatina dietética - 1 porção média - taça pequena
    OBS. porção média pode ser um pires de chá como medida.

    Lanche da tarde (15 horas)
    Iogurte natural desnatado - 1 potinho
    Aveia ou granola sem açúcar - 2 colheres de sopa
    Banana - 1 unidade

    colação/lanche (17 ás 18 horas horas)
    Fruta - 1 Unidade

    Jantar - (8 horas ás 9 horas)
    Macarrão integral com
    molho de tomates - 6 colheres de sopa
    Filé de frango ou carne ou peixe grelhado - 1 porção média
    Salada mista de folhas - 1 porção média
    Melão - 1 fatia média ou suco

    Ceia/ na hora de dormir (10:30 ás 11:30 horas)
    Leite com chocolate dietético - 1 copo americano
    Bolacha integral salgada - 4 unidades
    ou 1 fruta

    ResponderExcluir
  7. Filha não poderia deixar de citar o nome da pessoa que escreveu este artigo acima...

    Roseli Roque de Lima é nutricionista clínica da Casa da Gestante de Alto Risco do Hospital Municipal e Maternidade Escola Dr. Mário de Moraes Altenfelder Silva - Vila Nova Cachoeirinha.

    Eu fiz uma pesquisa na Net e achei o seu artigo super explicadinho e fácil de entender, espero que tenha te ajudado... dúvidas entre no www.port@ldiabetes.com.br

    Te amo... Beijos!

    ResponderExcluir