sexta-feira, 27 de abril de 2012

Gestação - Etapa Final

Estou no final das 38 semanas, e a cada dia que passa, aguardando mais ansiosamente a chegada do Mateus Antonio. O medo do inesperado, se mescla com o desejo de tê-lo ao alcance das minhas mãos...Falei pro médico que estou sofrendo "bullying", porque as pessoas se assustam ou tem receio da grávida "explodir" de repente... kkkkkkkkkk
Sem contar a pressão dos amigos, da família e as tirações de sarro: "Esse menino não vai nascer?; "É filho de elefante?"; "Cuidado, vai estourar a bolsa!"; "Não sei fazer parto"; "Vai pra casa!!!"; "Buchudinha, você não deveria estar internada?"; "Ué, o que está fazendo aqui, não era para estar em trabalho de parto?"; e assim por diante...rsrsrsr


Apesar disso, estou firme e forte trabalhando, já que pretendo passar o máximo de tempo com o meu bebê...Mas acho que em breve devo tirar a licensa, porque também não quero passar "mico" no serviço e a rotina do fim de gestação está ficando pesada...hehhehhe

Exames e consultas

No último mês de gestação é muito estressante  a rotina intensa de exames e consultas. Tem pessoas que se revoltam, e acham que os médicos são exagerados...Até mesmo porque, antigamente, não era desse jeito, e tudo dava certo no final. Tem horas que o Léo pensa assim...

Para você ter uma noção, no começo da gravidez vamos ao médico uma vez ao mês, fazemos os exames e daí levamos os resultados. Mas agora, o obstetra que me atendia quinzenalmente, a partir do oitavo mês, passou a me atender toda semana e também, está me exigindo ultrassom semanal.

Diversos tipos de Ultrasonografias


Comecei minha gestação fazendo ultrassom "normal" (básica). Depois, com cerca de três meses (acho) fiz a "Ultrassonografia Morfológica Fetal", que é avaliação estrutural detalhada do feto, para verificar malformações ou confirmação de anomalias detectadas em ultra-som prévio. O resultado foi tudo ótimo, com a benção de Deus.

Conforme as minhas pesquisas, e informações do médico, a "Ultrassom Obstétrica com Doppler" é indicada a todas as gestantes. Faz avaliação do crescimento e vitalidade fetal, através da análise de parâmetros biométricos fetais e estudo doppler da circulação materno-placentária-fetal. Junto com a Doppler, também fiz a Ultra que avalia o "Perfil Biofísico Fetal", na qual analisa as variáveis biofísicas fetais (movimentação fetal, movimentos respiratórios, tônus fetal, volume de líquido amniótico e reatividade cardíaca fetal). Ambas, eu fiz com 37 semanas, mas o médico começou a me pedir ultrassom semanalmente. E com a graça de Deus, tudo ocorreu bem!!!

Agora, com 38 semanas, o obstetra pediu novamente a Doppler e uma tal de "Cardiotocografia" que serve para investigar a freqüência cardíaca fetal (FCF), registrar continuamente os movimentos do bebê, as contrações uterinas, conferir a oxigenação do feto, principalmente, nos casos de gravidez de risco. 

Como eu apresentei diabetes gestacional, tenho que ficar atenta para não afetar o meu "filhote". Mesmo assim, todos os exames (incluindo ultrassom) atestam que não há nenhum problema em relação a isso, até porque, a intolerância a glicose que estou tendo está totalmente controlada com dieta, monitoramento três vezes ao dia, e insulina uma vez (à noite).

Para quem não tem convênio, como é o meu caso, que ainda está em carência, fica bem complicado fazer tantos exames... Fora que como são mais específicos e detalhados, é super difícil agendar e encontrar os locais em que são realizados...Quantas vezes me deparei dizendo: "Nossa, desse jeito eu vou ganhar o bebê antes de fazer o exame!. Por favor dá um jeitinho de marcar antes"...

Então, torna-se algo cansativo e você tem que correr atrás.... Mas enquanto não chega a hora meu príncipe nascer, vou fazendo de tudo para seguir as orientações médicas e conto com o apoio dos familiares e amigos nesta "batalha". Aliás, aproveito a oportunidade para agradecer a colaboração...

Além disso, busco ter serenidade para o momento que mudará definitivamente minha vida, que é tê-lo em meus braços... Por enquanto, só posso agradecer a Deus e a todos os "Anjos da Guarda" que estão nos protegendo e apoiando!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário