terça-feira, 15 de maio de 2012

Umbigo do Mateus

Nesta terça-feira (15), Mateus completou quinze dias de vida e finalmente o seu umbigo caiu....

Como o tempo está mais frio hoje, eu deixei meu bebê bem quentinho..Mas na hora de trocar sua fralda pude perceber que o umbigo finalmente tinha caído...Levei até um susto, sabia que estava por um "fio", mas não tinha certeza que já iria cair...
Confesso que quando estava grávida, tinha receio quanto ao umbigo de um recém-nascido. Dizia que o Léo que faria os curativos... Pois ao ver os vídeos eu ficava com medo, achei que não teria coragem de manusear o umbigo e ficaria com dó...

Mas tirei isso de letra, tornou-se algo habitual, toda vez que trocava a fralda, passava álcool 70 para limpar. E nesses últimos três dias, enrolava com a gase (conforme orientação da enfermeira).

 Cordão Umbilical

Quando o bebê nasce, o cordão umbilical é cortado, num procedimento indolor, e um pedacinho (o coto) de 2 a 3 centímetros ainda fica ligado à barriga do recém-nascido.

Entre 10 e 21 dias depois do nascimento, o coto umbilical vai secar, ficar preto e cair. No lugar dele fica uma pequena ferida, que leva de uma semana a 10 dias para cicatrizar.

O dia da queda do umbigo varia muito, mas as mães de primeira viagem, geralmente, ficam apreensivas e querem que cai logo, ainda mais quando os outros ficam falando "Nossa, não caiu o umbigo ainda...".

Convém salientar que, às vezes, o cordão pode demorar até mais do que 21 dias para cair, sem que haja maiores problemas. Em caso de demora ou dúvidas, deve-se entrar em contato com o pediatra da criança.

2 comentários:

  1. Mari, você está linda, parabéns, você está sendo uma mãe nota 10, viu como Deus nos capacita? É para isso que ele fez as mães, para ensinar e aprender junto. beijos

    ResponderExcluir
  2. Tem razão..Deus é tudo de bom!!!!
    Além de me dar o Mateus de presente ele está me guiando...
    Valeu Vê...bjinhos e fiquem com Deu tb...

    ResponderExcluir