segunda-feira, 14 de maio de 2012

Puerpério - cuidados

Cuidados no pós-parto
O período logo após o parto chama-se Puerpério, também conhecido como pós-parto ou resguardo. Dura em torno de 6 a 8 semanas. Existem muitos mitos e verdades sobre essa fase, tanto é que ao pensar que está tudo bem, a gente acaba abusando. Algumas vezes até bate uma fraqueza, dor de cabeça, tontura, e daí que me lembro que ainda estou em resguardo e devo maneirar.

Especialistas indicam que em nenhuma outra fase da vida modificações físicas tão grandes acontecem em tão curto espaço de tempo. Todos os órgãos, principalmente os genitais, se recuperam das alterações ocorridas ao longo da gravidez e do parto e nessa fase inicia-se também a lactação. Além disso, importantes modificações psicológicas ocorrem.

Todas as nossas dúvidas devem ser discutidas detalhadamente com o obstetra responsável pelo parto, pois é ele quem melhor conhece as nossas particularidades. Como o médico que fez meu parto não atende em consultório e eu já queria trocar de obstetra, o jeito foi escolher outro profissional. Com isso, tive minha primeira consulta foi neste sábado (12), com a Drª Regina (indicação da minha mãe).

Enquanto aguardávamos a consulta...

Como demorou um pouco para sermos atendidos, deu tempo de fazer sessão de fotos com a vovó, e dar mamá para o Mateus Antonio....
Olha que coisa mais linda...Meu filhote sorrindo!!!

Revisão médica

Geralmente, a consulta de revisão médica é realizada algumas semanas após o parto, serve para o médico se assegurar de que as modificações que ocorreram nesse período são normais, avaliar a amamentação, indicar tratamento para queixas existentes e facilitar a discussão de outros assuntos. No meu caso, vários exames foram solicitados, como o da glicose, hemograma e tireoide. Os resultados tem a finalidade de demonstrar se acabou esses "probleminhas" que me deram a partir do oitavo mês de gravidez.

Enquanto aguardávamos o momento da consulta deu tempo do paizão trocar a fralda do bebê...rsrs
Fizemos questão de registrar tudo..rsrsr

No momento, não estou tomando insulina e estou tentando manter uma dieta saudável. Mas como as taxas ja diminuiram, é lógico que não sou de ferro e já comi chocolate, tomei sorvete, pudim e tem dias que dou uma estrapolada...Mas eu resolvi manter a alimentação regrada porque os nutricionistas informaram que o açúcar causa cólica no bebê. Então quero evitar.

Como mãe, desejo o melhor para o meu filho amado!!!!
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário