quinta-feira, 23 de janeiro de 2014

Autonomia de um bebê

No dicionário a palavra autonomia significa aptidão ou competência para gerir sua própria vida, valendo-se de seus próprios meios, vontades e/ou princípios. Com base nisso, percebemos que Mateus Antonio sempre buscou sua autonomia, independência. Um exemplo disso, é que recém nascido "segurava" sua chupeta, com praticamente 4 meses ele já "mamava" sozinho (suco) e assim por diante...
  Há uns dois meses começou a segurar o copo e , agora, com 1 ano e 8 meses, já coloca e tira o chinelo quando a gente pede. Tudo bem, que às vezes confunde os lados e calça mesmo assim, ou fica nervoso quando não consegue..rsrsrs
Sem mencionar nas vontades "próprias" que revelam sua independência..
Em contrapartida, ele continua sendo meu bebezão...Olha só que nenezinho mais gostoso, além de chupar chupeta dificilmente se desgruda dos ursinhos, apenas pra brincar...rsrs
Mas ele não tem culpa, nós que ensinamos desde recém nascido (É lindoo!). O mais engraçado, é que quando vamos sair ele já procura o bico, o urso e vem na minha direção, como se estivesse pronto para passear...
Confesso que sua autonomia, às vezes, me assusta...Vejo que o meu bebê é muito esperto e terei que ter uma "cabeça" boa, já que "O filho é para o mundo!". Devemos ter em mente que mesmo desejando segurá-lo em nossos braços, protegê-lo, temos que lembrar que ele deve andar com suas próprias pernas.
 Só temos que monitorar sempre...Porque teve um dia desses, que o bonitão aproveitou que eu fui na cozinha levar os pratos, para subir na mesa. Quando eu cheguei ele se assustou e desceu "correndo", caindo de bunda no chão, puxando a toalha, arrastando e sujando tudo...Isso é um perigo!!! Como sou jornalista, já vi histórias terríveis (infelizmente). Mas ainda bem, que Deus está no comando! Mesmo assim, na hora, eu briguei com ele para perceber que o que fez foi errado!!!
Mas depois entendi que atitudes como essa fazem parte da sua autonomia, ja que no jantar ele tirou o próprio pratinho da mesa e levou até a cozinha, me seguindo....O fato é que sua curiosidade "aguçada" faz com que ele busque sua independência por meio das descobertas...
Até suas falas nos encantam e demonstram sua autonomia para pedir ou demonstrar algo..Tudo bem, que muitas vezes, necessitamos de um intérprete, já que lui (é luz);  pio pio (passarinho); deligooo (desligou); bitôô (bicho); Babi (Maby); todos os cachorros (au au); Nina (nenê); banhio (banho); caiu (caiu, machucou, jogou)...
Ele busca sua independência até mesmo brincando ou experimentando novos sabores e desafios...
 
 Ele está a cada dia se preparando para enfrentar o mundo!!!


Nosso papel é acompanhá-lo da melhor forma possível...
 
E nós ficamos de boca aberta com suas habilidades...

Um comentário: