terça-feira, 17 de dezembro de 2013

Erro médico ou negligência...

Um "renomado" otorrino de Campo Grande mandou meu bebê, Mateus Antonio, de 1 ano e 7 meses tomar 11ml de Dexametasona, de 8h em 8h, por quinze dias. Segundo o médico, o bebê iria ficar com infecção de ouvido de novo, caso não seguisse o tal tratamento. Apesar de estar saudável (aparentemente), eu dei a medicação. Mas em dez dias, o nosso filho ficou com sapinho e dores, também engordou quase 2kg em um mês.

Como ficou ruim, o levei ao seu pediatra, Rafael Donha (ele é atencioso). O médico ficou abismado, mandou cortar o remédio. Mas o duro, que teve que ser aos poucos, porque trata-se de corticóide...Então, começamos tratando e fazendo um bando de exames, de sangue, raio X, ultrassom.....Eu até liguei para o otorrino "P da vida" e ele primeiro negou, mas depois eu disse que tinha a receita para comprovar seu ERRO, e daí sua resposta foi simplesmente: "Ah, de certo foi duas vezes o número 1 na hora de digitar, era pra ser 1ml".

O pior, é que eu e meu marido lembramos que no consultório ele ainda leu a receita e falou 11ml. Além disso, eu disse que não queria dar o remédio porque o pediatra era contra esses medicamentos, inclusive Decadron. Mas daí o otorrino falou para eu dar porque senão meu filho ia ter que entrar na faca (Adenoide)...Eu avisei o pediatra, mas ele só perguntou a dosagem do Decadron e daí autorizou seguirmos o tratamento do otorrino. Esse é o resumo de tudo!!! 
Confesso, que fiquei inconformada! Principalmente, com o descaso, porque se o médico errou deveria tentar reparar e não dizer "Então, faz o que o seu pediatra pediu. Depois você volta com a receita no dia do retorno". Mas, com a Graça de Deus, meu filho está bem melhor agora, tinha afetado a uréia (melhorou) e o fígado (ainda tá inchado, mas deve voltar ao normal).

Para nós, mães e pais, é muito difícil!!! Eu fiquei mal, passava um ‘filme’ na minha cabeça, você vendo seu filho sofrer pela irresponsabilidade médica, me senti culpada por não ter percebido antes, e fora o medo de isso trazer retorno negativo no futuro dele, ou  vai que esse médico mata uma criança. A minha sorte é que eu não esperei, fiquei desconfiada e resolvi verificar, senão, ele poderia até ter morrido... Agora, ficam as dúvidas: como e em quem confiar? O que devemos fazer?

 Só nos resta termos fé em Deus e agradecer por esse sorriso que ilumina as nossas vidas!!!
Tudo bem, que essas crianças nos pregam cada susto, recentemente, surgiu uma febre, que estamos monitorando. Tenho ainda mais medo, devido a tudo que ele passou. Mas os médicos dizem que podem ser os dentes (e olha o quanto..rsrs). E é isso aí, um dia atrás do outro, vencendo cada etapa, adquirindo experiências e com Deus como norte e caminho...Obrigada!!!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário