quarta-feira, 16 de março de 2016

Mateus Antonio perdeu a maninha de quatro patas, mas Maby nos ensinou muito antes de partir



Minha pequena Maby virou estrelinha. Para muitos, pode ser apenas uma simples cachorra vira lata remelenta, mas para a nossa família e muitos amigos, era um ser especial. Sempre fará parte da nossa história, porque antes mesmo da vinda do Mateus Antonio, nosso filho, as pessoas já conviviam conosco (Léo e Mary) e a Maby. 

Foto: Em 2012, estava grávida e tínhamos acabado de voltar de uma caminhada

Temos a Nina há anos (perdi as contas), uma gata também amada, que era de rua e se tornou a primogênita, veio ainda antes da Maby e que Deus a conserve. Em seguida, veio a Maby, nossa bebê, que passeava para tudo que é canto conosco. Confesso que com o nascimento do Mateus Antonio, talvez descuidei um pouco dela, porque há prioridades e como humanos, às vezes, erramos.


Mas sempre tivemos o cuidado de lhe dar muito carinho e fazer com que o seu irmãozinho, Mateus Antonio, a respeitasse.  Quantas vezes me peguei dizendo: “Não faz isso Mateus. Ela é bebê”. “Cuida dela, ela é sua”. “Vai dar comida para a sua irmã” (risos). 

Mateus Antonio com três aninhos já foi capaz de tirar fotos dela, tudo bem que não ficaram ótimas, mas tá valendo. Demonstra o quanto ele é esperto e como ela é importante em nossas vidas. Maby conviveu conosco pouco mais de cinco anos, mas parece até uma vida toda.
Foto: Mateus Antonio tirou a foto neste ano (Quase apaguei, mas achei interessante)


Infelizmente, tudo indica que ela adquiriu cinomose por conta de um descuido, atraso na vacina. Isso me atormenta muito, porque me sinto culpada. Choro muito. Inclusive já pedi desculpas e perdão inúmeras vezes, apesar de não adiantar. Até depois de morta, rezo pedindo perdão. Mas, ás vezes, sinto que era para ser desse jeito, porque há animais que vivem em condições precárias e não morrem, enquanto a Maby tinha um lar cheio de atenção e amor.
  
Foto: Em uma de nossas viagens, descobrimos que a Maby sabia nadar muito bem. Foi lindo quando ela entrou no rio ao ser chamada...

Quando ela começou a passar mal, parecia cãimbra, mas daí minha mãe alertou que poderia ser algo neurológico e nós não queríamos acreditar. Levamos ao veterinário, o conheço desde criança, o famoso tio Chico me deu todas as esperanças que ela poderia se recuperar. Acho que ele se comovia comigo e queria me alegrar, enquanto fazia o máximo.
Foto: Adorava brincar de pegar e rosnar

Gastamos bastante com internação e medicamentos, apesar do tio Chico nem cobrar o que realmente deveria, já que os custos são carríssimos. Dávamos quatro remédios, comprimidos e na seringa, duas vezes por dia, olha que era difícil. Ela não engolia, mesmo dando salsicha, comia e cuspia os medicamentos.
Foto: Descansando na casa da vovó

 O tio Chico falava para eu me acalmar, até ajudou um pouco, porque um dia ela parecia que ia ter uma crise e foi se acalmando comigo, quando disse: “O que foi Maby? É a mamãe, fica calma, tô aqui” e ela foi me olhando e abanando o rabinho. Mas, confesso que eu estava angustiada em vê-la meio dopada, parecendo bêbada. Já não era a mesma Maby, não brincava tanto e ficava desanimada....
Foto: Ela brincava com o Mateus, mas às vezes, parecia ter ciúmes da gente..Por exemplo, trazia a bolinha pra nós (mesmo sendo o Mateus que jogou) e daí tínhamos que dar para o Mateus jogá-la e pedir para a Maby pegar..

Confesso que não queria e não poderia permitir deixá-la sofrendo, mas a minha esperança é que se restabelecesse por completo. Até porque nem o diagnóstico da doença foi conclusivo. Mas, infelizmente ela partiu em praticamente um mês de manifestação da doença. Para agravar a situação, o problema é que resolvemos deixá-la de última hora com o Tio Chico, enquanto íamos para um casamento, assim ele poderia observá-la e verificar o tratamento.
 
Meus dois bebês amados e lindos!!!

Soube da sua morte, que ocorreu no dia 12 de março deste ano, apenas quase dois dias depois. O tio Chico esperou chegarmos de viagem e meu marido não quis contar enquanto estava trabalhando. O arrependimento da viagem veio de imediato e me desabei em prantos. Mas minha mãe falou que foi melhor assim, que seria pior nos depararmos com ela tendo um ataque epilético e parada cardiorrespiratória, sem poder fazer nada. Ao menos, estava sob cuidados médicos, tentaram reanimá-la. Deus quis assim.
 Foto: O que fica é a saudade - Passeio de domingo em família

Mesmo em meio à dor do sentimento de perda eu devo agradecer e saber ser grata, porque aprendemos muito com ela. Até mesmo o Mateus, com quase quatro anos de convivência, apesar de ser muito pequeno e talvez não se recorde dela quando crescer, eu sei que ele aprendeu muito, o amor aos animais, ao próximo, a responsabilidade, a brincar e muito mais.
 
Foto: Mateus Antonio quando bebê, interagindo com ela 

Ele ainda é muito novo, se esquecia e dizia que ela estava dormindo na casinha, quando eu perguntava dela. Quando contei que morreu, teve uma hora que disse: “Vamos comprar outro cachorro”. Daí eu perguntei: “Você não vai sentir falta da Maby?” A resposta foi “Já sei. Vamos fazer uma máquina pra trazer de volta a Maby. Vou pegar uma varinha mágica e fazer a Maby voltar, né mamãe?”. Ia ser tão bom se fosse simples assim, mas não é essa a nossa realidade.
Foto: Uma das visitas na casa da vovó Mil (adorava pq era mimada)

O que sei é que devemos ser gratos porque vivemos muitos momentos felizes, ao menos, ela não ficará sofrendo, descansou e nos ensinou o real significado da palavra amor... 


Sempre te amaremos!!!

Quando nós amamos o nosso animal e dedicamos a ele sentimentos sinceros, ao partir, os espíritos amigos o trazem de volta para que não sintamos sua falta. É, Boneca está aqui, sim, e ela está ensinando a esta filhota os hábitos que me eram agradáveis. Nós seres humanos, estamos na natureza para auxiliar o progresso dos animais, na mesma proporção que os anjos estão para nos auxiliar. Por isso, quem maltrata um animal vai contra as leis de Deus, porque Suas leis são as leis da preservação da natureza. E, com certeza, quem chuta ou maltrata um animal é alguém que ainda não aprendeu a amar”, segundo o filósofo e espírita, Chico Xavier.

sábado, 5 de março de 2016

Quando a mãe decide ter apenas 01 filho


Inspirada em outra mãe muito inteligente, admirável e responsável por três filhas lindas, neste post vou revelar o inverso da realidade dela. Assim como essa mulher sofre com “piadas” sobre a quantidade dos filhos, eu sofro uma espécie de preconceito da sociedade por ter optado por apenas um.

Apesar de tentar ser educada, tem horas que acabo respondendo de forma deselegante, porque me canso de tantas “ladainhas”. Até entendo algumas pessoas, mas a maioria é inconveniente. Ao invés de ajudar, se essa é a intenção, acaba apenas irritando.

Reuni apenas 10 itens mais comuns que ocorrem no meu dia a dia:

Pergunta 01: E quando vai vir o outro filho?
Resposta 01: Pretendo ter apenas um, obrigada (sorriso sem graça). Lógico que se vier outro filho vou amar da mesma forma, mas não está nos planos.
Pensamento 01: O que você tem a ver com a quantidade de filhos que eu tenho ou vou ter?

Pergunta 02: Você não sente falta de outro bebê?
Resposta 02: (Me faço de desentendida) Ás vezes sinto falta dele quando ele era bebê, mas tá numa fase ótima. Ou também falo que não tenho mais paciência (risos).
Pensamento 02: Já brinquei de boneca. Sou bem grandinha pra ficar fazendo filho para ficar brincando de casinha, papai e mamãe.

Pergunta 03: Mas só um filho? Você tem certeza?
Resposta 03: Não cuspo pra cima porque cai na testa. Mas decidimos ter só o Mateus Antonio. Tenho medo, porque tive Diabetes Gestacional e já estou ficando velha.
Pensamento 03: Posso perguntar aos universitários? Não sou Deus para saber e você continua não tendo nada a ver com isso. Se eu quisesse outro, já tinha feito.

Pergunta 04: Mas você não vai tentar nenhuma menininha?
Resposta 04: Só ele por enquanto. Vai que eu tento e vem outro menino, ou nasce uma menina e ia ser muito mimada (rsrsrs).
Pensamento 04: Vou tentar sim. Tive uma ótima ideias: fazer igual bicho, ficar parindo um monte de filhotes. Também posso montar um time de futebol e a menina vira a juíza.

Pergunta 05: Não ia ser tão bom você ser mãe de uma menina? Ter uma companheira?
Resposta 05: Não faz diferença, o amor de mãe é igual. Não importa o sexo. Aliás, nunca pensei em ter uma menina.
Pensamento 05: Ia ser ótimo...(ironizando) Gastaria horrores no salão, com roupas, maquiagem. Ela seria adolescente revoltada com a mãe. O Mateus Antonio iria ter ciúmes porque todos a paparicariam e o pai não disfarçaria a predileção. Fora que poderia se tornar um drogado por conta da rebeldia.

Pergunta 06: Acho que ele vai se sentir muito sozinho sem irmãos, né?
Resposta 06: Ele não é sozinho, tem muita gente que o ama.
Pensamento 06: Antes só do que mal acompanhado. Tem irmãos que nem são amigos e se odeiam.  

Pergunta 07: E quando ele crescer? Será que ele não vai querer um irmãozinho?
Resposta 07: Tomara que não..(risos)
Pensamento 07: Não me jogue essa praga. Ele vai estar grande e daí nem vai adiantar ter outro irmão. Não me azucrina... 

Pergunta 08: Credo....Quem tem um, não tem nenhum. Você bem que podia ter outro filho, né? (Essa é uma das que mais me dá raiva)
Resposta 08: O Mateus Antonio vale por dois (risos – sem graça)
Pensamento 08: Credo é você ser inconveniente desse jeito. Já pensou se eu não pudesse ter mais filhos? Como o ser humano é sem noção. Nada a ver...

Pergunta 09: Ele não tem que ter um irmãozinho para brincar?
Resposta 09: Ele tem primos e amigos
Pensamento 09: Quem é você para dizer o que tem ou não tem que ter? Você vai sustentar e criar os meus filhos? Fora que tem alguns irmãos que só brigam, ao invés de brincar.

Pergunta 10: E quando você ficar velha? Ele é homem e nem vai cuidar de você. (Também odeio essa)
Resposta 10: O futuro a Deus pertence. Mas tem gente que tem um monte de filhos e ninguém cuida, todos abandonam. Também depende da criação.
Pensamento 10: Filho não é garantia de nada. Deus queira que não precise ficar dando trabalho e nem precise ser cuidada. Ah, então você faz filho só por interesse, para cuidar de você? Que comentário ridículo.

Espero que se coloquem no meu lugar e não me interpretem mal...

 



"A vida tem que ser vivida como ela é..."


"Cada um é livre para fazer o que quer.... "



Deus é mais!!!

Como tirar a chupeta?

Achei que seria muito mais difícil...
Mas acho que sofri mais do que ele, porque lembrava da minha infância, quando minha irmã jogou fora minha chupeta e o quanto eu senti, fora que ainda chupei dedo.... O agravante é que além da chupeta, Mateus Antonio tinha o ursinho e a minha preocupação era intensa..

Tinha medo dele começar a chupar o dedo ao tirar a chupeta, ou ele chorar muito... Mas até que não tive muitos problemas, nem mesmo com os bichinhos de estimação, já que o Coelho, Palhaço, Estrelinha se revesavam...Deixar de levar para a escola já tinha sido uma conquista, porque ele dormia na creche sempre com o ursinho, mas voltava imundo...Convenci dizendo que os outros amiguinhos pegariam, que ele já estava grande e ninguém tinha....Já faz algum tempo, mas para dormir ainda persiste...Rezamos juntos e ele pede para dar beijos e boa noite no ursinho, é muito fofo...rsrsr

Já a chupeta, tentei reduzir as horas de uso, falava que ele já estava grande, contava que um dia não usaria mais e que era para chupar só na hora de dormir ou no carro também deixava...kkkkkkkkkkk...

Teve um dia, que ele acabou dormindo sem chupeta, porque deixou na casa da vovó...Daí teve que dormir com a gente na cama....

Aconteceu de viajarmos e de novo ele deixar a chupeta no carro, e acabar dormindo sem, após resmungar.... Na verdade, Mateus Antonio parou com a chupeta a cerca de 15 dias porque achei que tinha esquecido na creche ou na vovó e daí daria no outro dia.


Mas quando fui ver com a professora, ela disse que não. Ela me contou que tinha pensado que eu estava tirando. Então perguntei se ele tinha dormido, ela disse que ele pediu a chupeta, mas acabou ficando sem. Foi nessa hora que decidi tirar de vez....


Confesso que tiveram vezes que o meu coração apertava...Morria de dó dele procurando a chupeta na mochila ou pela casa, algumas vezes. Quando ele disse na hora de dormir: "Por favor mamãe, queria chupar chupeta, só um pouquinho. Por favorzinho", quase fraquejei, mas fui firme e forte. Conversava: "Você não é mais um bebê, é um menininho"...Me surpreendi ontem (5), porque após todos esses dias sem chupeta, eu abriu o porta luva do carro e ele viu a bendita....Fez a maior cara de felicidade do mundo e disse: "Mamãe eu achei minha chupeta..Ela tá aqui.Que legal"...Nossa, que dó, meu coração foi na boca...
 

Só que eu fui forte e disse: "Mas você não precisa mais dela, já tá grande, vamos dar para um bebê pobrezinho que tá chorando porque não tem chupeta?" E pra minha surpresa, ele disse sério: "Tá bom, vamos dar pra uma menina"...

Mas não é de se orgulhar de um cavalheiro assim?


Amo mais que tudo!!!